Ipese é um tipo de oferenda, ou etutu utilizado exclusivamente para o culto a Ìyámi e Osò. Fazer Ipese é alimentar e apaziguar, ou em outros momentos buscar as características positivas dessas energias tornando- as atuantes em nossas vidas, A presença da energia de Ìyámi ou Osò, muito mais do que uma iniciação, manifesta-se como atributos orgânicos inerentes, freqüentemente herdados e somente às vezes adquiridos (iniciação) por uma pessoa.
Estes atributos contém em si as características das manifestações da energia em questão e podem trazer grande auxilio ou provocar grandes perdas, ajudar ou prejudicar um outro ser, independente da distância que o mesmo se encontra, porém muitas vezes, ao observarmos uma pessoa somos incapazes de perceber se tal característica ou manifestação energética encontra-se presente, uma vez que apesar de muitas pessoas carregarem essas energias, a mesma encontra-se inibida, tornando-se necessária uma iniciação para que essas manifestações energéticas se apresentem de forma continua e atuante na vida do ser humano.
Outras vezes, como foi dito, essa manifestação está apenas repousando, sendo necessário apenas que a pessoa seja submetida a uma forte pressão, ou a um forte sentimento direcionado a alguém, seja ele hostil ou benevolente para que essa energia desperte e venha à tona. Sendo assim, a raiva, o ódio, o amor, a compaixão, o desprezo, são sentimentos tanto negativos como positivos que podem contribuir para que essa energia desperte na vida de um ser humano.
Porém, apesar do culto a Ìyámi ter em primeiro instante uma conotação interligada a sentimentos e manifestações é necessário um profundo estudo e um grande conhecimento de seus Òfó, Àdúrà , Isure, Ewé, Imule, Eyonu Agba Aye e também de muitos rituais específicos para que possamos manipular essa energia de maneira correta, podendo assim auxiliar ou prejudicar um ser humano , levá-lo a prosperidade ou a perda, de acordo com as características que se pretende despertar.
Basicamente as características e manifestações energéticas do culto a Ìyámi se apresentam em três formas principais, que se desdobram tornando possível a sua manipulação para os mais variados fins:
1) Ìyámi Osòròngà funfun: cultuadas principalmente com a finalidade de proteção e auxilio pessoal ou de uma comunidade. E necessário enfatizar que muito mais do que se cultuar a energia de Ìyámi funfun, deve-se ter um profundo conhecimento das relações dessa energia com outras divindades, uma vez que ao buscarmos seu auxilio para proteger uma família sujeita a uma epidemia estamos buscando as relações de Ìyámi com Obalúwayé ao prescrevermos uma oferenda, a não ser que façamos uso de Òrìsà Apepe, instrumento divinatório relacionado ao culto a Ìyámi, isso se torna possível graças a sua ligação com Òrúnmìlà, etc...
Porém, apesar de possuírem características positivas, isso não significa que, ao serem manipuladas com a finalidade de proteção as mesmas não prejudiquem quem quer que faça mal a uma comunidade ou a uma pessoa em questão, que esteja sob sua proteção.
O culto a Ìyámi em sua característica negativa se divide basicamente em duas manifestações conhecidas como Ìyámi dudu e Ìyámi pupa :
2) Ìyámi Dudu: Cultuadas principalmente com a finalidade de prejudicar uma pessoa ou uma comunidade, criam discórdias, confusões, impedem que uma plantação possa produzir, levam a doença e a morte e muitas catástrofes aonde são enviadas.
Porém novamente é necessário enfatizar que, sem conhecer as relações dessa característica de Ìyámi com outras divindades seu culto fica muito restrito uma vez que só e possível manipulá-la em conjunto com a divindade responsável sobre a energia que pretendemos que atue na vida de uma pessoa. Nesse caso podemos concluir, que muito mais importante que uma tola discussão sobre se um homem pode ou não participar de seu culto é extremamente necessário conhecer as suas manifestações de energia, as maneiras que as mesmas podem atuar interligadas com outras divindades, os materiais necessários para realizarmos os Etutu, para através de Ipese podermos apaziguá-las e assim recorrermos ao seu auxilio para que suas energias atuem ao nosso favor.
3) Ìyámi Pupa: Cultuadas com a mesma finalidade de Ìyámi dudu, porém muito mais letais e prejudiciais, quase nunca recebem oferendas para apaziguá-las, sendo praticamente impossível impedir que causem dano a uma pessoa ou família a que foi enviada com essa finalidade.