12/02/2011

ORI 2

Houve uma grande rebelião contra o Deus Supremo, criada pelos Orixás e Ancestrais pois queriam poder e sabedoria e para representá-los como mensageiro nomearam Exu.
Lá vai o mensageiro Exu levar as reivindicações a Olodunmare.
Rende dessa conversa que Exu com um poderoso fruto, obi que orientado por Ifá deixa em uma encruzilhada a noite inteira.
Avisa então tanto aos Ancestrais quanto aos Orixás que depois do tempo determinado deveriam tentar parti-lo e assim mostrar seu poder.
Ori era apenas uma bola, que não tinha sequer um corpo para se apoiar e por ser assim ninguém o respeitava.
Preocupado e sem saber como participar procurou a ajuda de Ifá.
Este o aconselhou a fazer uma entrega para os odús conseguindo a força deles, além disto deveria ficar deitado na poeira do chão por algumas horas.
No dia seguinte todos os Ancestrais e Orixás estavam preparados para tentar partir o obi, quando chega Ori que se deita na poeira do chão.
Um a um os orixás foram fracassando na tentativa o obi era forte e resistente.
Ori se aproximou e se apresentou, e como última opção, deixaram-no tentar. Todos utilizaram seus recursos pessoais e nada. Ori com seu peso caiu sobre o Obi, que se partiu em 6 gomos.
Todos ficaram felizes.
Olodunmare, ao receber a notícia, imediatamente enviou uma lindo corpo , onde Ori se instalou, assim ele ganhou um corpo para sustentá-lo.
Orixás e Ancestrais aclamaram: ORI APERE!
Assim Ori nasceu, passou a ser dotado de existência dada por Olodunmare, como louvor por ter sido o único a conseguir abrir o Obi.

Nenhum comentário:




osogbo